Close

Esqueceu a senha?

Faça seu login via Facebook no Bolão Octagon.
Logomarca Bolão Octagon / logo Bolão Octagon.

A história das Artes Marciais Mistas

Pankration

Os primórdios do MMA são oriundos da Grécia Antiga e datam de 648 d.C., com a criação de um esporte chamado de Pankration, onde “Pan” significa vários e “Kratos” signfica força, nos Jogos Olímpicos, foi um estilo de combate desarmado, uma mistura de boxe com wrestling.

No fim do século XIX ocorreram algumas exposições públicas de combates, por toda a Europa, foram surgindo representantes dos diferentes estilos de luta, tanto em torneios quanto em desafios. Após a Primeira Guerra Mundial, a luta ganho força novamente em duas correntes principais: na forma de competição real e a segunda mais coreográfica.

As artes marciais mistas modernas têm suas raízes nas exibições de vale-tudo no Brasil, e o shootwrestling japonês, que se influenciaram-se mutuamente, mas se distinguiram posteriormente.

O vale-tudo teve inicio na terceira década do século XX, com Carlos Gracie, um dos fundadores da Gracie jiu-jitsu, criou o chamado de "Desafio do Gracie", onde convidava um competidor de cada modalidade distinta de luta para participar do evento, com a idéia de demonstrar que era possível derrotar qualquer adversário indiferentemente de seu porte físico.

No Japão, década de 1980, Antonio Inoki organizou uma série de lutas de artes marciais mistas. Foi o impulso inicial que produziu o shootwrestling, que, mais tarde, redundou na formação de uma das primeiras organizações japonesas de artes marciais mistas, a Shooto.

As artes marciais mistas também obtiveram grande popularidade nos Estados Unidos em 1993, quando Rorion Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio de UFC, que possuiam poucas regras, sem divisão de peso ou limite de tempo nem equipamento de segurança, após este sucesso, os japoneses criaram, em 1994, o Free Style Japan Championship ou Open Free Style Japan — eram os dois maiores torneios de MMA do mundo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.